sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

DISLEXIA NA REDE SCIELO


1. Capellini, Simone Aparecida et al. Desempenho de escolares bons leitores, com dislexia e com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em nomeação automática rápida. Rev. soc. bras. fonoaudiol., Jun 2007, vol.12, no.2, p.114-119. ISSN 1516-8034

CAPELLINI, Simone Aparecida; FERREIRA, Tais de Lima; SALGADO, Cíntia Alves e CIASCA, Sylvia Maria. Desempenho de escolares bons leitores, com dislexia e com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em nomeação automática rápida. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2007, vol. 12, no. 2, pp. 114-119. ISSN 1516-8034.
OBJETIVOS: Caracterizar o desempenho de escolares com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e com dislexia em nomeação automática rápida e comparar o desempenho destes escolares com aqueles que lêem conforme o esperado para idade e escolaridade. MÉTODOS: Participaram deste estudo 30 escolares na faixa etária de oito a 12 anos de idade de 2ª a 4ª séries do ensino público fundamental, divididos em três grupos de 10 escolares, sendo um grupo de escolares com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, um grupo de escolares com dislexia e um grupo de escolares com bom desempenho escolar. RESULTADOS: Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significantes, evidenciando desempenho superior do grupo controle em relação ao grupo de escolares com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e ao grupo de escolares com dislexia nos subtestes de cores, dígitos, letras e objetos; e desempenho superior dos escolares do grupo com transtorno do déficit de atenção em relação ao grupo de escolares com dislexia em nomeação automática rápida. CONCLUSÃO: O presente estudo demonstrou que os escolares que lêem conforme o esperado para idade e escolaridade apresentaram melhor desempenho em relação ao grupo de escolares com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e o grupo com dislexia, demonstrando que tal habilidade pode ser considerada um pré-requisito para o desempenho em leitura.
Palavras-chave : Transtorno da falta de atenção com hiperatividade; Dislexia; Baixo rendimento escolar; Leitura

2. Deuschle, Vanessa Panda and Cechella, Cláudio O déficit em consciência fonológica e sua relação com a dislexia: diagnóstico e intervenção. Rev. CEFAC, 2008, no.ahead, p.0-0. ISSN 1516-1846

DEUSCHLE, Vanessa Panda e CECHELLA, Cláudio. O déficit em consciência fonológica e sua relação com a dislexia: diagnóstico e intervenção. Rev. CEFAC [online]. ahead of print Epub 05-Dez-2008. ISSN 1516-1846.

TEMA: as relações entre consciência fonológica e dislexia, bem como diagnóstico e intervenção. OBJETIVO: revisar a literatura especializada em busca de informações que relacionem consciência fonológica e dislexia como forma de aprofundar conhecimentos acadêmicos e profissionais sobre o tema. CONCLUSÕES: não há consenso na literatura sobre a definição de dislexia, bem como se há ou não fatores associados a ela. Além disso, o déficit de habilidades em consciência fonológica apresenta-se como um dos principais indicadores no diagnóstico de dislexia e necessita de intervenções específicas visando o seu desenvolvimento.
Palavras-chave : Dislexia; Linguagem; Leitura.

3. Germano, Giseli Donadon, Pinheiro, Fábio Henrique and Capellini, Simone Aparecida Desempenho de escolares com dislexia do desenvolvimento em tarefas fonológicas e silábicas. Rev. CEFAC, 2008, no.ahead, p.0-0. ISSN 1516-1846

GERMANO, Giseli Donadon; PINHEIRO, Fábio Henrique e CAPELLINI, Simone Aparecida. Desempenho de escolares com dislexia do desenvolvimento em tarefas fonológicas e silábicas. Rev. CEFAC [online]. ahead of print Epub 05-Dez-2008. ISSN 1516-1846.

OBJETIVO: caracterizar o desempenho em tarefas fonológicas e silábicas de escolares com dislexia do desenvolvimento e comparar estes achados com o desempenho de discentes com bom desempenho escolar. MÉTODOS: participaram do estudo 26 alunos de oito a 12 anos de idade, de ambos os sexos, de 2ª. a 4ª. séries do Ensino Fundamental municipal na cidade de Marilia-SP, divididas em GI: composto por 13 escolares com dislexia atendidos no Centro de Estudos da Educação e Saúde - CEES/UNESP e GII: composto por 13 alunos com bom desempenho acadêmico, pareados segundo sexo, idade e escolaridade com o GI. Como procedimento foi utilizada a Prova de Consciência Fonológica - Instrumento de Avaliação Seqüencial - CONFIAS. Os resultados foram analisados estatisticamente pelo Teste Mann-Whitney (comparação entre os grupos) e Teste dos Postos Sinalizados-Wilcoxon (comparação entre as variáveis). RESULTADOS: os resultados evidenciaram diferença estatisticamente significante, sugerindo melhor desempenho do GII em relação ao GI quanto às tarefas fonêmicas e silábicas. O GI apresentou diferença estatisticamente significativa nas tarefas silábicas e fonêmicas, com melhor desempenho nas primeiras. Entre os escolares do GII não houve grande diferença estatística entre tarefas silábicas, apenas entre tarefas fonêmicas. CONCLUSÃO: o estudo concluiu que escolares com dislexia do desenvolvimento apresentam dificuldades quanto à identificação de rima e produção de palavras com o som dado, apontando para um déficit em acessar os códigos e as representações fonológicas.
Palavras-chave : Aprendizagem; Dislexia; Educação.

4. Zorzi, Jaime Luiz and Ciasca, Sylvia Maria Caracterização dos erros ortográficos em crianças com transtornos de aprendizagem. Rev. CEFAC, 2008, vol.10, no.3, p.321-331. ISSN 1516-1846

ZORZI, Jaime Luiz e CIASCA, Sylvia Maria. Caracterização dos erros ortográficos em crianças com transtornos de aprendizagem. Rev. CEFAC [online]. 2008, vol. 10, no. 3, pp. 321-331. ISSN 1516-1846.

OBJETIVOS: analisar habilidades ortográficas de crianças diagnosticadas com problemas de aprendizado. Foram quantificados e classificados erros produzidos pelos sujeitos, visando descrever aqueles de maior freqüência, verificando se há diferença entre a ocorrência dos mesmos. Pretendeu-se caracterizar um perfil ortográfico indicativo das dificuldades gerais mais comumente encontradas nesta população. MÉTODOS: foi examinada a escrita de 69 sujeitos avaliados pelo Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem do Departamento de Neurologia da UNICAMP e diagnosticados como apresentando algum tipo de problema de aprendizagem. As idades variaram entre oito anos e dois meses e treze anos e quatro meses, com uma média de dez anos e seis meses. Foram incluídos somente sujeitos em nível alfabético de escrita, sem qualquer tipo de rebaixamento intelectual. Os erros encontrados foram classificados em onze categorias e quantificados para fins de análise estatística. RESULTADOS: dez grupos foram diagnosticados, sendo o Transtorno do Déficit de Atenção o mais numeroso, seguido por Dificuldades Escolares e Transtornos Associados. A maior parte dos sujeitos cursava a terceira série do ensino fundamental. O tipo de erro mais recorrente foi "Representações Múltiplas", seguido de "Omissões" e "Apoio na Oralidade". Observou-se correlação significativa principalmente entre "Omissões" e "Outras Alterações". CONCLUSÃO: a maior dificuldade encontrada está centrada nas "Representações Múltiplas", revelando dificuldades principalmente no nível ortográfico. Os erros por omissão de letras decorrem de falhas no processo de análise fonológica e de correspondência fonema-grafema. A baixa ocorrência de erros por "Inversão" e por "Letras Parecidas", indica ausência de dificuldades de natureza visual-espacial.
Palavras-chave : Transtornos de Aprendizagem; Dislexia; Transtornos da Falta de Atenção com Hiperatividade.

5. Lima, Tereza Cristina Ferraz de and Pessoa, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Dificuldade de aprendizagem: principais abordagens terapêuticas discutidas em artigos publicados nas principais revistas indexadas no LILACS de fonoaudiologia no período de 2001 a 2005. Rev. CEFAC, Dez 2007, vol.9, no.4, p.469-476. ISSN 1516-1846
LIMA, Tereza Cristina Ferraz de e PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Dificuldade de aprendizagem: principais abordagens terapêuticas discutidas em artigos publicados nas principais revistas indexadas no LILACS de fonoaudiologia no período de 2001 a 2005. Rev. CEFAC [online]. 2007, vol. 9, no. 4, pp. 469-476. ISSN 1516-1846.

6. OBJETIVO: verificar artigos referentes às dificuldades de aprendizagem, tendo como objetivos específicos classificar o tipo de artigo, além de analisar a abordagem e a nomenclatura utilizada para identificação dos problemas de aprendizagem, pelos autores dos mesmos, nas revistas de 2001 a 2005 com indexação no LILACS. MÉTODOS: foram selecionados artigos com base nas seguintes palavras chaves: dificuldade de aprendizagem, distúrbio de aprendizagem, dificuldade de leitura e/ou escrita, dislexia, disortografia e disgrafia. RESULTADOS: o tipo de artigo mais publicado foi artigo original, seguido de estudo de caso. A principal nomenclatura utilizada pelos autores foram distúrbios ou dificuldades de aprendizagem, e a abordagem mais citada foi aquela que contempla a consciência fonológica. Verificou-se 207 artigos em linguagem, sendo 22 referentes ao tema desse trabalho. CONCLUSÃO: existe uma escassez de publicação de trabalhos na área de linguagem, principalmente ao tema relacionado à dificuldade de aprendizagem que talvez seja explicado pela falta de consenso entre os autores, levando tanto a uma dificuldade diagnóstica como terapêutica.
Palavras-chave : Transtornos de Aprendizagem; Linguagem; Leitura; Escrita Manual; Dislexia.

7. Alonso, Lílian Braga et al. Figura ambígua e dislexia do desenvolvimento. Rev. bras.oftalmol., Abr 2008, vol.67, no.2, p.59-62. ISSN 0034-7280

ALONSO, Lílian Braga; LAMAS, Fabiana Maria Gomes; SAMPAIO, Paulo Ricardo Souza e REHDER, José Ricardo Lima. Figura ambígua e dislexia do desenvolvimento. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2008, vol. 67, no. 2, pp. 59-62. ISSN 0034-7280.
OBJETIVO: Avaliar o processamento visual de figuras ambíguas em indivíduos disléxicos e compará-lo a um grupo controle leitor normal. MÉTODOS: Survey comparativo onde foram selecionados aleatoriamente 39 escolares cursando entre a primeira e a quarta série do ensino fundamental. Deste total, 26 não apresentavam dificuldade de leitura ou mau rendimento escolar e constituíram o grupo controle. As outras 13 crianças (grupo de estudo) eram portadoras de Dislexia do desenvolvimento. Foram apresentadas, pela ordem, uma figura de Boring, uma figura com vasos de Rubin e uma figura pato/coelho de Jastrow. RESULTADOS: Os resultados obtidos mostram que as crianças com diagnóstico de Dislexia do desenvolvimento perceberam número menor de figuras em relação às do grupo controle. CONCLUSÃO: O exame do processamento visual de crianças com Dislexia do desenvolvimento para figuras ambíguas é alterado quando comparado ao de crianças leitoras normais.
Palavras-chave : Dislexia; Reconhecimento visual de modelos; Percepção visual.

8. Pinheiro, Ângela Maria Vieira. Heterogeneidade entre Leitores Julgados Competentes pelas Professoras. Psicol. Reflex. Crit., 2001, vol.14, no.3, p.537-551. ISSN 0102-7972
PINHEIRO, Ângela Maria Vieira. Heterogeneidade entre Leitores Julgados Competentes pelas Professoras. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2001, vol. 14, no. 3, pp. 537-551. ISSN 0102-7972.

O desempenho de leitura de um grupo de crianças de quarta série, julgadas pela professora como leitoras com desenvolvimento normal, foi investigado. Uma medida de desempenho deficiente/competente - baixos níveis de erros e tempos de reação rápidos para as respostas corretas para a leitura em voz alta de palavras reais (variando em familiaridade, regularidade e comprimento) e não-palaras (com a mesma estrutura ortográfica das palavras reais e variando em comprimento) - foi obtida com o objetivo de estabelecer uma definição de desempenho eficiente de leitura que, por sua vez, serviu de base para a identificação de deficiências, em crianças do mesmo grupo, cujos resultados situaram-se fora da amplitude estabelecida como normal. Dentre esses participantes houve um exemplo de dislexia fonológica e vários casos apresentando danos que afetaram ambos os processos, lexical e fonológico, com uma tendência para o padrão fonológico. A discrepância entre a avaliação da professora e a avaliação cognitiva de leitura conduzida é discutida.

Palavras-chave : Desempenho eficiente de leitura; dislexia.

9. Salgado, Cíntia Alves and Capellini, Simone Aparecida Programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. Pró-Fono R. Atual. Cient., Mar 2008, vol.20, no.1, p.31-36. ISSN 0104-5687

SALGADO, Cíntia Alves e CAPELLINI, Simone Aparecida. Programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2008, vol. 20, no. 1, pp. 31-36. ISSN 0104-5687.
TEMA: programa de remediação fonológica na dislexia do desenvolvimento. OBJETIVOS: verificar a eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento. Dentre os objetivos específicos, o estudo visou comparar o desempenho cognitivo-lingüístico de escolares com dislexia do desenvolvimento com escolares bons leitores; comparar os achados dos procedimentos de avaliação utilizados na pré e pós-testagem em escolares com dislexia submetidos e não submetidos ao programa, e comparar os achados do programa de remediação fonológica em escolares com dislexia e escolares bons leitores submetidos ao programa de remediação. MÉTODO: participaram deste estudo 24 escolares, sendo o grupo I (GI) subdivido em: GIe composto por seis escolares com dislexia do desenvolvimento submetidos ao programa, e GIc, composto por seis escolares com dislexia do desenvolvimento não submetidos ao programa. O grupo II (GII), subdividido em GIIe, composto por seis escolares bons leitores submetidos à remediação e GIIc, composto por seis escolares bons leitores não submetidos à remediação. Foi realizado programa de remediação fonológica (Gonzalez e Rosquete, 2002) em três etapas: pré-testagem, treino, pós-testagem. RESULTADOS: os resultados deste estudo revelaram que o GI apresentou desempenho inferior em habilidade fonológica, de leitura e escrita do que o GII em situação de pré-testagem. Entretanto, o GIe apresentou desempenho semelhante ao GII em situação de pós-testagem, evidenciando a eficácia do programa de remediação com habilidades fonológicas em escolares com dislexia do desenvolvimento. CONCLUSÃO: o estudo evidenciou a eficácia do treinamento com as habilidades fonológicas para os escolares com dislexia.
Palavras-chave : Dislexia; Intervenção; Aprendizagem.

10. Capellini, Simone Aparecida et al. Desempenho em consciência fonológica, memória operacional, leitura e escrita na dislexia familial. Pró-Fono R. Atual. Cient., Dez 2007, vol.19, no.4, p.374-380. ISSN 0104-5687

CAPELLINI, Simone Aparecida et al. Desempenho em consciência fonológica, memória operacional, leitura e escrita na dislexia familial. Pró-Fono R. Atual. Cient. [online]. 2007, vol. 19, no. 4, pp. 374-380. ISSN 0104-5687.
TEMA: dislexia familial. OBJETIVO: caracterizar o desempenho em consciência fonológica, memória operacional, leitura e escrita do probando com dislexia e de seus familiares afetados. MÉTODO: participaram deste estudo 10 núcleos familiais de parentesco natural de indivíduos com queixa específica de problemas de leitura e compreensão. Foram selecionadas famílias de probandos naturais e residentes na região do oeste do estado de São Paulo. Os requisitos de inclusão dos probandos foram: ser falante nativo do Português Brasileiro, ter idade acima de oito anos, apresentar histórico familial positivo para os problemas de aprendizagem, ou seja, apresentar no mínimo um outro parente com dificuldade para aprender em três gerações. Os critérios de exclusão para o grupo de probandos foram: apresentar qualquer distúrbio neurológico-genético tais como distonia, doenças extras piramidais, deficiência mental, epilepsia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); sintomas ou condições psiquiátricas; ou outras condições pertinentes que poderiam gerar erros no diagnóstico. Para o diagnóstico de dislexia do desenvolvimento foram coletados dados de antecedente familial na histórica clínica com os pais das crianças e adolescentes para realização do heredograma. Foram realizadas avaliações neurológica, fonoaudiológica, psicológica e de desempenho escolar nos probandos e em seus parentes. RESULTADOS: os resultados deste estudo sugeriram que os probandos e seus familiares com dislexia apresentaram desempenho inferior ao grupo controle quanto à nomeação rápida, leitura, escrita e consciência fonológica. CONCLUSÃO: alterações em consciência fonológica, memória de trabalho, leitura e escrita tem susceptibilidade genética que possivelmente em interação com o meio ambiente determinam o quadro de dislexia.
Palavras-chave : Dislexia; Aprendizagem; Leitura.
11. Schirmer, Carolina R., Fontoura, Denise R. and Nunes, Magda L. Distúrbios da aquisição da linguagem e da aprendizagem. J. Pediatr. (Rio J.), Abr 2004, vol.80, no.2, p.95-103. ISSN 0021-7557

SCHIRMER, Carolina R.; FONTOURA, Denise R. e NUNES, Magda L.. Distúrbios da aquisição da linguagem e da aprendizagem. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol. 80, no. 2, supl. , pp. 95-103. ISSN 0021-7557.

OBJETIVO: O objetivo deste artigo é instrumentalizar os profissionais da saúde, em especial o pediatra, para que possam agir no diagnóstico e na prevenção primária dos distúrbios de linguagem oral e escrita. FONTES DOS DADOS: Foi realizada revisão da literatura sobre o tema proposto na MEDLINE nos últimos 5 anos e foram incluídas referências de livros-texto considerados como base para a compreensão dos distúrbios da linguagem e do aprendizado na infância. SÍNTESE DOS DADOS: Sabe-se que as causas de alterações de linguagem e de dificuldades de aprendizagem podem ser variadas, apesar de existirem muitos estudos indicando fatores neurológicos para tais problemas. CONCLUSÃO: Ressalta-se a importância de uma adequada investigação buscando um correto diagnóstico para, então, direcionar o melhor tratamento indicado para cada caso.
Palavras-chave : Distúrbios da linguagem; aprendizagem; dislexia; autismo; epilepsia.
12. Arduini, Rodrigo Genaro, Capellini, Simone Aparecida and Ciasca, Sylvia Maria Comparative study of the neuropsychological and neuroimaging evaluations in children with dyslexia. Arq. Neuro-Psiquiatr., June 2006, vol.64, no.2b, p.369-375. ISSN 0004-282X

ARDUINI, Rodrigo Genaro; CAPELLINI, Simone Aparecida e CIASCA, Sylvia Maria. Estudo comparativo das avaliações neuropsicológicas e de neuroimagem em crianças com dislexia. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2006, vol. 64, no. 2b, pp. 369-375. ISSN 0004-282X.
Analisamos retrospectivamente exames de neuroimagem de crianças com diagnóstico de dislexia e correlacionamos os achados com avaliação das funções corticais superiores. Estudamos 34 prontuários de pacientes atendidos no Ambulatório de Neuro-Dificuldades de Aprendizado, FCM/UNICAMP, no período de 1994 a 2002. Todas foram encaminhadas com queixa primária ou secundária de dificuldade escolar e submetidas à avaliação neuropsicológica e exame de imagem (SPECT). Das crianças avaliadas, 58,8% apresentaram exames alterados. Dentre as alterações, 16 possuíam hipoperfusão no lobo temporal. Nas funções corticais superiores, as habilidades mais prejudicadas foram leitura, escrita e memória. Houve significância entre as áreas hipoperfundidas com a variável escolaridade, leitura, escrita, memória e raciocínio matemático. Os SPECTs mostraram hipoperfusão em áreas envolvidas nos processos de leitura/escrita. Ambos se equivalem em termos de áreas funcionais e são semelhantes nas crianças com e sem alterações específicas à neuroimagem.
Palavras-chave : dislexia; neuroimagem; neuropsicologia.

13. Sauer, Luciane et al. Processamento auditivo e SPECT em crianças com dislexia. Arq. Neuro-Psiquiatr., Mar 2006, vol.64, no.1, p.108-111. ISSN 0004-282X
SAUER, Luciane et al. Processamento auditivo e SPECT em crianças com dislexia. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2006, vol. 64, no. 1, pp. 108-111. ISSN 0004-282X.
Aplicamos em um grupo de 36 crianças os testes dicótico de dígitos, dicótico de dissílabos alternados e dicótico não-verbal, os quais fazem parte do conjunto de avaliação do processamento auditivo. As crianças foram divididas em dois grupos que foram correlacionados: grupo experimental (GE) formado por 18 crianças com diagnóstico de dislexia e 18 crianças normais compondo o grupo comparação (GC), sem queixa de aprendizagem e pareadas em relação a sexo, lateralidade e nível sócio-econômico ao GE. Realizamos o exame de imagem (SPECT) no GE. Encontramos em nosso estudo diferença estatisticamente significante entre os grupos (GE e GC) em todos os testes avaliados. Em relação ao SPECT, apesar de não encontrarmos diferença estatisticamente significante entre os resultados, pudemos observar que 50% dos sujeitos avaliados apresentaram alteração, sendo a maior parte em áreas do lobo temporal esquerdo. Concluímos que crianças com dislexia apresentam alterações do processamento neurológico central que podem ser detectadas tanto em testes específicos de processamento auditivo, quanto em exames funcionais de imagem como SPECT.

Palavras-chave : dislexia; processamento auditivo; neuroimagem; teste dicótico.

14. Pestun, Magda S. Vanzo, Ciasca, Sylvia and Gonçalves, Vanda Maria Gimenes A importância da equipe interdisciplinar no diagnóstico de dislexia do desenvolvimento: relato de caso. Arq. Neuro-Psiquiatr., Jun 2002, vol.60, no.2A, p.328-332. ISSN 0004-282X

PESTUN, Magda S. Vanzo; CIASCA, Sylvia e GONCALVES, Vanda Maria Gimenes. A importância da equipe interdisciplinar no diagnóstico de dislexia do desenvolvimento: relato de caso. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2002, vol. 60, no. 2A, pp. 328-332. ISSN 0004-282X.

Descrevemos o trabalho de uma equipe interdisciplinar da FCM/UNICAMP na avaliação de um menino de 9 anos e 3 meses aluno de escola pública de Campinas, com dislexia do desenvolvimento. O procedimento constou de 4 fases: 1) anamnese com a mãe; 2) avaliação neuropsicológica; 3) avaliação específica de leitura e escrita; 4) exames complementares. Os resultados das várias avaliações revelaram que o menino apresenta inteligência normal, ausência de déficit auditivo ou visual mas dificuldades em provas específicas de leitura, em memória de curto prazo (especialmente em sequências auditivas) e em consciência fonológica, além de lentidão, falta de concentração, sinais neurológicos menores e hipoperfusão da porção mesial do lobo temporal. Esses dados sugeriram que a criança apresenta dislexia do desenvolvimento do tipo misto, necessitando de intervenção psicopedagógica.

Palavras-chave : dislexia do desenvolvimento; equipe interdisciplinar; diagnóstico.
15. Siviero, Marilena Occhini et al. Eye-hand preference dissociation in obsessive-compulsive disorder and dyslexia. Arq. Neuro-Psiquiatr., June 2002, vol.60, no.2A, p.242-245. ISSN 0004-282X

SIVIERO, Marilena Occhini et al. Dissociação da preferência ocular e manual em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo e dislexia. Arq. Neuro-Psiquiatr. [online]. 2002, vol. 60, no. 2A, pp. 242-245. ISSN 0004-282X.

A dislexia pode resultar de distúrbio do desenvolvimento e apresenta alterações no processamento visuo-espacial e visuo-motor, enquanto o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é uma alteração psiquiátrica na qual podem ocorrer alterações de memória, função executiva e visuo-espacial. Nossa hipótese é que parte destes distúrbios pode decorrer da preferência ocular e manual cruzadas. Foram avaliados 16 indivíduos normais, 20 pacientes com TOC, (critérios da DSM-IV) e 13 adultos disléxicos (critérios da Associação Brasileira de Dislexia). Todos passaram por exame neurológico, avaliação de sintomas obsessivos-compulsivos pela escala Yale-Brown e pela bateria para avaliação da lateralidade de Zazzó versão reduzida de Granjon. Os resultados mostraram a preferência pela mão direita de 84,6% nos disléxicos, 100% nos normais e 80% em TOC. A preferência ocular pelo olho direito foi de 69,2% nos disléxicos, 73,3% nos normais e apenas 35% nos TOC, com significância de p=0,01 quando comparada aos outros dois grupos.A preferência da mão esquerda pelo grupo de pacientes com TOC (25%) foi também significante quando comparada com os resultados da população brasileira em geral (4%) ou da população inglesa (4,5%). É possível que esta dominância cruzada seja responsável, em parte, pelas dificuldades visuo-espaciais e construcionais observadas no TOC.
Palavras-chave : transtorno obsessivo compulsivo; dislexia; preferência ocular; lateralidade; preferência manual; memória procedural.

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